Qual a importância das cores no Design?

A combinação de formas e cores é crucial para harmonizar um elemento, um ambiente, um quadro, uma imagem ou um logotipo.

É assim que nos identificamos com o que vemos, com o que gostamos e sentimos.

Sim, as cores nos representam, representam nossa marca, representam nosso trabalho, e o mais importante, representam nossa essência.

Assim, para qualquer atividade em que se usem cores, deve ter uma harmonia e gostos pessoais, tais como combinação de roupas e moda, maquiagem, design de interiores, decoração, jóias, acessórios, etc., e, é claro, design gráfico!

Então, quando criamos um logotipo para um cliente, antes de começar, é necessario entender o que o cliente faz, entender seu trabalho, entender a sua essência, assim podemos sugerir cores que melhor “casem” com seu trabalho e projeto.

As cores podem ser compostas por tons fortes e por tons pastéis. Podemos usar preto e cinzas, podemos usar o que seja mais de acordo com a sua área de atuação, ou podemos inovar, fazer algo totalmente inédito.

Na questão gosto, a gama de cores é ilimitada! Cores são infinitas!

Existem 2 tipos de cores: as cores quentes e as cores frias.

  • Cores quentes são: Vermelho, laranja, amarelo.
  • Cores frias são: Azul, violeta, verde

Significado das cores

A cor depende da luz e a forma como é absorvida e refletida em uma determinada superfície. Os olhos vão captar as ondas eletromagnéticas que são refletidas e dependendo dos seus comprimentos de onda, vemos cores diferentes. No nosso cérebro, as cores podem despertar certas sensações e por isso as cores têm significados diferentes.

 

Se quisermos adequar a essência da marca com a cor equivalente, podemos usar o significado das cores como base de escolha. Porém não é obrigatório, esta escolha é uma questão de gosto pessoal.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.